terça-feira, 11 de outubro de 2016

SOBRENOME CAETANO

Caetano: Origem

Resultado de imagem para ESCUDO FAMÍLIAS CAETANO DE GAETA
O nome Caetano originou-se de "gaetano" que identificava as pessoas vindas da região de Gaeta, localizada ao sul de Roma, onde hoje se situa a cidade que preserva este mesmo nome.

O Nobiliário Espanhol, um dos registros heráldicos mais respeitados da Europa, sediado em Madrid, Espanha, destaca à página 276, a pesquisa de Julio Atienza, datada de 1959, que assim descreve a origem da família Caetano:

Resultado de imagem para GAETA ITALIA



"Linhagem italiana de reconhecida fidalguia oriunda de Roma, onde suas famílias gozaram de todos os privilégiosdevidos aos fidalgos. Através dos séculos suas ramificações se estenderam por muitas cidades da Itália e da Europa tendo chegado à Península Ibérica na época da retomada do controle muçulmano sobre a região, estabelecendo-se principalmente nas cidades do levante. O sobrenome é encontrado em países da América, para onde começaram a migrar desde o século XVII, gerando novos e notáveis castelos de nobres e onde, assim como na Europa, muitos de seus membros se distinguiram no desempenho de importantes cargos públicos e campanhas militares.

Don Gregório Caetano Nerina, natural de Bruxelas, Don Gregório Caetano e Caetano, natural de Nápoles e Don Francisco Caetano e Caetano, Duque de San Marcos, natural de Palermo, ingressaram na Ordem de Santiago de Compostela em 1619, 1621 e 1666, respectivamente.

Escudo de Armas: Duas faixas azuis onduladas sobre um campo dourado."
Outra origem revela-o como um toponímico, ou seja, de origem geográfica, vinda de alguma região. Neste caso, a palavra vem do latim Caietanus: habitante ou natural de Caleta ou Gaeta. Esta é uma cidade da Itália, o que obviamente faz dessa uma origem italiana.

Das informações que encontramos, existe um brasão que é constituído de um escudo todo azul, em um tom mais escuro. Dentro deste escudo é encontrada uma ave de asas abertas. Ela é feita de prata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário