quarta-feira, 1 de novembro de 2017

FAMÍLIA GARCIA

A família Garcia é muito conhecida no Brasil. Por aqui, a sua popularidade é alta, mas existe um país onde os descendentes tem mais força. Confira abaixo um pouco da história, curiosidades e modelos de brasão dos Garcia.

O sobrenome Garcia, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Garcia

Este é um sobrenome português de provável origem ibérica. A forma Garcias dá a ideia de que este seja um patronímico, ou seja, derivado de um nome próprio, assim como Garcez. Esta é só uma das origens deste sobrenome, que teve outra maneira de ser constituído.
Alguns historiadores afirmam que este vem do basco Harsea (o urso). O que acontece é que provavelmente ele tenha vindo também de gartzea (o jovem). Por isso, há uma certa confusão entre os historiadores sobre a verdadeira origem dos Garcia.
É possível que todas as origens apresentadas sejam verdadeiras. Desse modo, estas são famílias independentes que possuem o mesmo sobrenome, mas não o mesmo sangue.

Curiosidades

Na Espanha, este sobrenome é bastante popular. Há uma estimativa de que 5% dos espanhois sejam descendentes dos Garcia.


Variantes do sobrenome Garcia
Em documentos antigos foram encontrados registros das variantes Garsia, Garsea e Garcea.  Garcez, Garce, Garcey, Garseso, Garcés, Garsía, Garcíaz, Carcía também são outras formas. Mesmo assim, a mais utilizada, popular nos dias de hoje é Garcia ou García.
As outras grafias mostradas anteriormente também podem ser encontradas, mas com certa dificuldade. Desde que Garcia se firmou como está, as famílias passaram o sobrenome atual aos descendentes.

Brasão da Família Garcia

O brasão encontrado para a família Garcia de Portugual é feito de prata, com três leopardos de vermelho, armados e lampassados de azul, um sobre outro. Este é um dos modelos encontrados que , ao que parece, é o mais original desta família.

Outros modelos de brasões são encontrados. Existe até mesmo um modelo em que uma garça é encontrada no escudo, fazendo referencia a outra provável origem deste sobrenome. Uma característica bem comum nesses brasões é a cor vermelha.
brasao-sobrenome-familia-garcia
brasao-sobrenome-familia-garcia-espanha
brasao-sobrenome-familia-longo-2



4 comentários:

  1. Verifiquei a ordem alfabética dos Garcia e Caetano e observei q o membro de código 13 é meu bisavo (José Garcia da Silva e Rosalina de Jesus-segunda esposa), pais do meu avô Heitor. Como faço pra obter mais informações?

    Ruy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem escreveu: a Clara ou o Ruy? Caríssima(o) prima (o), tudo de bom para você e para todos a quem ama. Sou administrador do MyHerige de todos os nossos parentes. Tanto sua bisavó Rosalina consta de nossos registros como também de seu avô Heitor e sua avó Maria Soares Goulart, a Fiínha. Você é filha de quem? De Maria Garcia, Neusa ou Cirineu? Pode entrar em contato comigo pelo WhatsApp - (44) 99954-68457. Será um grande prazer falar com você.

      Excluir
  2. Sou Aparecida, Neta de Ana Garcia da Silva de taquaral, município de pocrane- MG. gostaria muito de conhecer a história da minha família. sera que fazemos parte da mesma família?

    ResponderExcluir
  3. Ops! Escrevi o n. de meu telefone errado. O correto é (44) 99954-6847.

    ResponderExcluir